A Importância Do Catolicismo Na Formação Da Cultura Brasileira Home Abi Associação Bahiana De Imprensa

· 3 min read
A Importância Do Catolicismo  Na Formação Da Cultura Brasileira Home Abi Associação Bahiana De Imprensa

Alheio a isso, as associações leigas, como, a Liga das Senhoras Católicas – L.S.C, as Congregações Marianas – C.M, entre outras, já vinham se constituindo com um apoio às atividades paroquiais. Caso elas não fossem agregadas à Ação Católica, poderia “causar prejuízo” e descontentamento entre os membros do clero114.  versículo do dia com imagem , algumas associações, como o Centro D. Vital, faziam um trabalho de vulto junto à intelectualidade, posto que, demandaria implantar iniciativas para a integração dessas associações a um órgão único. Por tudo isto, a propriedade privada era a base da sociedade ocidental cristã e a Igreja Católica assumiu o papel de sua defensora incondicional, cuja existência estaria associada à dignidade da pessoa humana e à família, predominando sempre como uma questão doutrinária fundamental. Para os ideais do comunismo, qualquer ideia de reestruturação da sociedade capitalista não passa de contrariedade pelo fim da posse individual e pela adoção da propriedade coletiva. Seria um passo fundamental para a extinção das desigualdades sociais restabelecendo a sociedade ideal, sem classes.

A elaboração do luto pode ser compreendida como a fase em que há diminuição do sofrimento frente às lembranças do falecido, havendo a retomada do interesse pela vida, por parte dos familiares. Dentro desse mistério, o céu e o inferno não são lugares geográficos, mas “estados”. O céu é a participação plena de Deus, enquanto o inferno é o distanciamento. Mas, a chegada da morte para um ente querido é difícil, e a separação nem sempre é tranquila, mas o padre lembra que é necessário acolher a finitude da vida. A Secretaria de Estado, ao coordenar a sua política em relação ao Brasil, lidava não só com o governo brasileiro, mas, também criava estratégias de relacionamento com a hierarquia eclesiástica local, com base num corpo doutrinário e com interesses institucionais de natureza internacional.


A Vida Na Odontologia, Com Rildo Lasmar


As pesquisas sobre os diversos aspectos envolvendo o catolicismo são importantes, na medida em que buscam descortinar as tramas, visando à compreensão de que, tanto nas práticas quanto nos discursos, a Igreja católica não é um todo uníssono. Por isso, compreende-se que o fenômeno religioso é um objeto histórico específico e que tanto ele como a história do catolicismo precisam estar articulados a leituras plurais, ou seja, devem ser compreendidos no plural. Os autores desta coletânea não consideram a religião como um absoluto, uma essência fora das contingências históricas e culturais. Os diferentes contextos históricos nos quais o catolicismo esteve e está inserido são essenciais para compreendê-lo.

A insubordinação da cristandade oriental ao papado romano – junto a divergências doutrinárias abordadas abaixo, em seção sobre o catolicismo ortodoxo – inaugura a divisão que ainda hoje vigora no seio do cristianismo. Mas os problemas enfrentados pelo cristianismo não foram exclusivamente de origem externa. Entre os próprios grupos cristãos, surgiam deturpações do ensino transmitido pelo colégio apostólico, que viriam a se consolidar em doutrinas heréticas.


O Catolicismo É A Religião Que Concentra O Maior Número De Fiéis Em Todo O Mundo


Para a Igreja, era necessário rejeitar o individualismo e o coletivismo, responsável por massificar o homem, espoliando-o do seu livre arbítrio. Tudo isto representou a negação do individualismo liberal e do coletivismo comunista. Em síntese, outros assuntos preocupavam a Nunciatura e a Secretaria de Estado da Santa Sé, dentre eles, a eleição de presidente da República no país. Porém, o mais interessante no documento é a leitura relacionando a situação entre o Estado e a Igreja, como uma interpretação adotada integralmente com base nos despachos e nas iniciativas tomadas pela Secretaria de Estado ao longo dos próximos anos nas relações com o Brasil. Com a emenda constitucional aprovada, para a Secretaria de Estado, tudo isso reafirmava o espírito laico da Constituição de 1891, mas, também, eliminando “[...] uma questão que poderia prejudicar as relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Brasil”81.

  • Um dos pontos históricos de sua doutrina é a canonização dos cristãos que a Igreja acredita terem sido mártires ou realizado atos milagrosos, reconhecendo-os santos.
  • Este fenômeno, tipicamente, dilatado com o avanço das migrações internas, explica a multiplicidade de maneiras de sincretismo religioso, a possibilidade de um mesmo indivíduo participar de várias culturas e também de diferentes denominações religiosas ao mesmo tempo.
  • A Igreja Católica é a maior das Igrejas Cristãs – cerca de 60% dos cristãos são católicos.